Voltar para notícias · 12 março, 2007
Depois de saírem de uma reunião com o governador André Puccinelli, na tarde desta segunda-feira (12), os representantes do grupo Corema, inclusive seu diretor, o empresário Lélio Ravagnani Filho, anunciaram a transferência do parque industrial da Usina e Destilaria Agrisa, de Alagoas para o município de Sete Quedas, na região sul do Estado.
A usina é uma das três anunciadas pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PR) que acompanhou os investidores no encontro realizado no gabinete do governador, onde esteve também a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.
O empreendimento partiu do interesse de Ravagnani, que possui terras em Sete Quedas, em mudar o foco das suas atividades na região. A fazenda Floresta Negra, do enteado da apresentadora Hebe Camargo, possui pista de pouso pavimentada, 3,9 mil hectares e cerca de mil cabeças de nelore de pura origem (PO).
“Sofremos muito com a iminência constante da febre aftosa e, hoje, o mercado oferece excelentes alternativas para os pecuristas. Basta ter interesse em diversificar”, ressaltou Ravagnani. Segundo ele, a idéia de atrair uma usina de álcool para o município começou depois de uma conversa com o deputado Paulo Corrêa.
“Ele comentou comigo sobre um projeto dele, da implementação de um cinturão verde em toda a fronteira do Mato Grosso do Sul”, afirmou o empresário citando o decreto que autoriza o governo do Estado a oferecer incentivos fiscais para quem plantar cana-de-açúcar ou reflorestar em uma faixa de 40 quilômetros.
Grupo Jatobá
O presidente do Grupo Jatobá, o alagoano Nivaldo Jatobá, foi representado na reunião com o governador pelo procurador Peter Simon. Os grupos Jatobá e Corema devem efetivar uma joint venture para operar a usina no Mato Grosso do Sul.
Vencidos os primeiros entraves, toda a estrutura da usina deverá ser trazida do município alagoano, Joaquim Gomes. “Serão aproximadamente 100 carretas”, comentou Simon.
Em funcionamento, previsto para o primeiro semestre de 2008, a destilaria vai consumir cerca de 35 mil hectares de cana-de-açúcar. “Somos a única usina da América Latina com condições de iniciar nossa produção em um ano”, ressaltou o procurador explicando que isso é possível porque já existe a estrutura pronta.
Além do interesse de Ravganani, a transferência do parque industrial foi motivada pela desapropriação da área, onde a usina está instalada, pelo Incra. A região possui um amplo projeto de reforma agrária o que inviabilizou a permanência da indústria em Alagoas.
Ações
Com investimento inicial estimado em R$ 120 milhões, a instalação da Agrisa vai gerar cerca de 800 novos postos de trabalho, entre diretos e indiretos. Além disso, deve favorecer a efetivação do cinturão verde.
Mesmo antes de sua instalação, no entanto, o município já deve ser beneficiado com ações do governo do Estado. Uma delas será a manutenção da rodovia Internacional. “É possível, que muito em breve, ela seja asfaltada”, comentou Paulo Corrêa.
Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções
Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS