Voltar para notícias · 14 outubro, 2010

Seminário discute importância do Corredor Bioceânico para MS



Na manhã de ontem o deputado estadual Paulo Corrêa – presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembléia Legislativa, participou de um seminário realizado na Casa da Indústria, em Campo Grande, que discutiu a importância do Porto de Arica, no Chile, para a economia de Mato Grosso do Sul.


Além do deputado Paulo Corrêa, participaram do evento o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a diretora-geral do Prochile – Arica e Parinacota, Roxana Belaunde, a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria e do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, o secretário estadual de Obras Públicas e Transportes, Edson Giroto e o vice-presidente financeiro da CNA, Ademar da Silva Júnior, além de empresários sul-mato-grossenses e chilenos.


Para Corrêa o seminário é uma forma de Mato Grosso do Sul e Chile trocarem experiências. “Temos vários coisas para fazer e muito que aprender. Temos que aprender como o Chile entrou em um mercado tão importante como a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas).”, afirmou.


Já o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou vantagens do uso do porto de Arica para importação e exportação de produtos. “Discutimos aqui o que precisamos fazer para avançar na questão de logística de transporte para levar e trazer produtos para a Ásia via Oceano Pacífico. Penso que o Estado passa por um amadurecimento econômico com as exportações batendo recorde e nós precisamos construir ações como as de hoje para desenvolver o nosso Estado”, disse, ressaltando a importância de viabilizar o uso do corredor bioceânico pelos empresários de Mato Grosso do Sul.


Roxana Belaunde, explicou que o objetivo do governo chileno é formar uma aliança com o Estado, mostrando as vantagens da utilização do Corredor Bioceânico. “Temos de trabalhar em conjunto com a Fiems e Governo do Estado para viabilizar o quanto antes essa rota. Nossa intenção é formalizar essa aliança estratégica com Mato Grosso do Sul e as regiões de Arica e Parinacota”, disse.


A utilização do Corredor Bioceânico reduz em 7 mil quilômetros o trajeto de MS até o mercado asiático. “Essa rota é de extrema importância para o desenvolvimento do nosso Estado e do Brasil, sendo um dos temas de trabalho do próximo mandato do governador reeleito André Puccinelli. A nossa intenção é fazer com que essa rota funcione e para isso precisamos contar com o apoio de todos os interessados”, disse a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria e do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina.




Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS