Voltar para notícias · 03 dezembro, 2015

Secretário Silvio Cesar Maluf é ouvido em CPI e afirma que não há omissão do Estado em morte de índios

A pedido do deputado Paulo Corrêa o Secretário de Estado de Justiça, Silvio César Maluf foi ouvido hoje (03/12) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a “ação/omissão do Estado de Mato Grosso do Sul nos casos de violência praticados contra os povos indígenas, entre os anos de 2000 e 2015.

Durante a oitiva Maluf entregou aos membros da CPI documentos, dentre eles inquéritos e boletins de ocorrência sobre mortes de índios, mas esclareceu que a competência em investigar os casos é da União e não do Estado. 

Paulo Corrêa destacou que está é a primeira vez que a Secretaria de Justiça atende uma solicitação da Casa de Leis de forma organizada, já que os documentos estão todos separados por cidade, mas questionou o secretário se há omissão por parte do Estado. “Omissão e forma alguma”, disse o Secretário. 

Maluf também relatou que a presença da polícia nas aldeias é mal recebida pelos índios e que a maior parte dos assassinatos de índios são cometidos também por índios. 

Na presença do secretário Paulo Corrêa, que é relator da CPI que investiga a atuação do Conselho Indigenista Missionário no Estado, solicitou novamente a realização de um levantamento sobre a quantidade de índios que vivem em MS.  

“Os números que nós vemos aqui não são certos. Um dos dados mais importantes é a quantidade de indígenas. O Secretário citou um aumento de 34% da população indígena em Dourados. Por isso, precisa de dados concretos, quantos são os índios efetivamente por aldeia e eu deixo como sugestão para a CPI, que se for possível, que seja feito um levantamento correto”, novamente propôs Paulo Corrêa. 

A próxima reunião da CPI foi marcada para a próxima quinta-feira (10/12), no Plenário Júlio Maia, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. 

 

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS