Voltar para notícias · 08 julho, 2015

Projeto de Lei garante atendimento domiciliar aos pacientes acamados em MS

Garantir mais conforto e dignidade aos pacientes acamados que necessitam de atendimento médico em Mato Grosso do Sul é o objetivo do Projeto de Lei de autoria do deputado Paulo Corrêa e apresentado hoje (08/07) durante sessão da Assembleia que estabelece condutas necessárias no atendimento aos pacientes crônicos. 

A proposta é facilitar o atendimento dos pacientes por meio do Programa Saúde da Família, possibilitando a visita de médicos a cada quinze dias ou mensalmente. Para isso Paulo Corrêa afirmou que o Estado pode fazer, com a ajuda dos agentes de saúde, um cadastro de todas as pessoas que precisam desse tipo de auxílio. 

 “Temos o Programa da Saúde da Família, A Secretária de Estado de Saúde e os Agentes Comunitários de Saúde, que visitam em médio 200 casas por mês individualmente. Para eles é possível chegar a uma casa e encontrar um paciente acamado. São pessoas que estão há cinco, dez, doze anos em uma cama e que precisam ir a uma unidade de saúde mensalmente ou quinzenalmente para dar continuidade ao tratamento médico, mas que têm dificuldades de locomoção. Isso incomoda a família, gera um desconforto ao paciente. Então estamos regulamentando a possibilidade dos pacientes acamados serem cadastrados pelos agentes de saúde para que possam receber atendimento domiciliar por meio do Programa Saúde da Família”

Ainda de acordo com Paulo Corrêa, como o Programa já existe e o número de pessoas acamadas não é tão grande, a sugestão é que a Secretária de Saúde faça um cadastro e uma agenda de visitação ao pacientes. “É uma forma de dar conforto ao paciente mais idos, às pessoas acamadas, que não têm como se locomover e dependem de outras pessoas para ir ao médico e ainda precisam aguardar por horas o atendimento. É uma questão de cidadania e também de conforto para o paciente”, destacou. 

De acordo com o Artigo 1º do Projeto de Lei, as agentes de saúde identificação durante as visitas domiciliares os pacientes acamados em caráter prolongado ou permanente, devendo colher informações e repassar para a Secretária de Estado de Saúde, cabendo à mesma organizar a visita quinzenal do profissional de Médicos da Família. 

O medico por sua vez deverá indicar o tratamento adequado, prescrevendo, caso necessário, acompanhamento específico ou por uma equipe multidisciplinar, ou ainda a internação hospitalar nos casos mais graves. Os profissionais deverão ainda prestar esclarecimento mensal sobre a evolução do quadro de cada paciente e do tratamento aplicado. 

 

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS