Voltar para notícias · 13 maio, 2014

Paulo Corrêa visita município gaúcho que conseguiu autorização para contratar médicos uruguaios

 

Em visita ao Rio Grande do Sul para buscar informações sobre como funciona o acordo bilateral entre Brasil e Uruguai que permite a contratação de profissionais para atuar na região de fronteira entre os dois países, o deputado Paulo Corrêa, o prefeito de Caracol Manoel Viais e os vereadores de Aral Moreira Giovani Corbari e Wilson Mordomia estiveram hoje em Quaraí, uma das cidades beneficias com a iniciativa.

 

Paulo Corrêa, que nomeou a atuação dos médicos estrangeiros de “Médicos de Fronteira”, explicou que a intenção é recorrer ao modelo para possibilitar aos médicos brasileiros formados no Paraguai a atuação na região de fronteira sem a necessidade de fazer o Revalida (Exame Nacional de Revalidação de diploma de medicina), exame aplicado no Brasil para médicos formados em outros países.

 

Assim como Sant’Ana do Livramento, Quaraí fica localiza na fronteira entre o Rio Grande do Sul com o Uruguai. Distante cerca de 600 quilômetros da capital Porto Alegre, o município, amparado pelo acordo bilateral e pelo Decreto presidencial 7239/10, ganhou o direito de contratar médicos uruguaios.

 

Ao receber a comitiva sul-mato-grossense, o prefeito de Quaraí Ricardo Olaechea Gadret apoiou a ideia e garantiu que a contratação de médicos estrangeiros foi uma saída para melhor o atendimento público de saúde no município gaúcho.

 

“Temos uma situação que se estabeleceu na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai por conta do acordo binacional que permite o livre trânsito de profissionais nos municípios da faixa de fronteira especificamente com o Uruguai. Em um determinado momento viu-se que poderia estender isso para a área da saúde. Aqui, para nós, está funcionando e nós trabalhamos normalmente. Sem esta força de trabalho não teríamos como praticar a medicina. Um profissional com vínculos na região tem tudo para se sentir melhor e consequentemente prestar um serviço melhor”, destacou.

 

 Paulo Corrêa também convidou o prefeito para participar no próximo dia 23 de maio de uma audiência pública em Ponta Porã onde o assunto será discutido. “Basicamente o que nós queremos saber é como funciona o médico de fronteira, porque Mato Grosso do Sul faz fronteira com o Paraguai e a realidade é igual a de Quaraí, Sant’Ana do Livramento e Uruguai. Temos sete municípios que são cidades gêmeas e gostaríamos de implantar esse sistema porque têm muitos médicos brasileiros formados no Paraguai que querem atender na fronteira, mas sem fazer o Revalida”, explicou.

 

Já o prefeito de Caracol, Manoel Viais, destacou que o número de médicos tanto brasileiros quanto paraguaios formados anualmente nas universidades do Paraguai seria suficiente para suprir as carências dos municípios de Mato Grosso do Sul. “Há uma incoerência muito grande, porque nós temos cerca de quatro mil alunos brasileiros estudando em universidades do Paraguai, com o mesmo currículo aplicado pelas universidades do Brasil e nós estamos trazendo médicos de Cuba”, disse ele referindo-se ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal”, disse.

 

Ontem, Paulo Corrêa, Manoel Viais, Wilson Mordomia e Giovani Corbari visitaram a cidade e Sant’Ana do Livramento também pra buscar informações sobre a atuação dos médicos uruguaios. A intenção é apresentar as conclusões durante a audiência que vai acontecer em Ponta Porã com presença confirmada de prefeitos da região de fronteira, vereadores, estudantes de medicina, autoridades paraguaias, deputados federais por Mato Grosso do Sul e o senador Delcídio do Amaral. 

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS