Voltar para notícias · 09 maio, 2014

Paulo Corrêa garante apoio da Assembleia na implantação do Programa Fomentar Fronteiras

Cumprindo agenda em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (08/05) para discutir ações de integração com o Estado, a comitiva paraguaia liderada pelo vice-presidente do país, Juan Afara, participou na sede Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul de reunião com os representantes do setor industrial e com o deputado Paulo Corrêa, que é presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia.

 

Na ocasião o presidente da Fiems, Sérgio Longen apresentou Programa Fomentar Fronteiras, que visa a integração econômica entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai por meio da instalação de empresas dos dois países na faixa de fronteira.

 

O programa prevê incentivos fiscais para facilitar a instalação das empresas, convênios que garantam a entrada de produtos em Mato Grosso do Sul, concessões aéreas e outros iniciativas dos governos do Estado e do Paraguai para facilitar o desenvolvimento da região.

 

“Temos que dar sequencia para que as empresas de Mato Grosso do Sul já instaladas hoje tenham condições de viabilizar a implantação imediata em faixas de fronteiras. Da mesma forma que nós defendemos essa integração comercial e social de uma forma bem ordenada, nós precisamos criar esses polos na faixa de fronteira, que serão atendidos pelo Senai na qualificação profissional e vamos precisar de áreas para que essas empresas se instalem. Nossa proposta é necessária em razão dos problemas que nós temos hoje no Brasil. Como temos uma condição muito clara de parceria para que se desenvolva a faixa de fronteira, e essa é a nossa preocupação, precisamos realmente fazer com que essa propaganda do Paraguai de tráfico, de contrabando, seja superado”, disse Sérgio Longen ao fazer apresentação do projeto para o vice-presidente do Paraguai.

 

Já o Paulo Corrêa, que é presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia, garantiu apoio ao projeto e destacou que MS tem possibilidade de oferecer incentivos fiscais para as empresas que queiram se instalar nos municípios de fronteira. “Nós da Assembleia Legislativa, apoiamos integralmente essa proposta apresentada pelo presidente Sérgio Longen. No ano passado a Assembleia em conjunto com a Fiems criou uma lei que possibilita a interiorização do desenvolvimento. O governo concede incentivos fiscais para as empresas que queiram se instalar nos municípios”, lembrou Paulo Corrêa.

 

A intenção do Sistema Fiems com o Fomentar Fronteiras é desenvolver a região com expansão das atividades produtivas de forma integrada, ou seja, tanto no lado paraguaio quando no lado brasileiro.

 

Ao falar sobre o programa, o vice-presidente do Paraguai, Juan Afara, destacou que desde que assumiu o governo, o presidente Horacio Cartes tem se empenhado para ampliar a integração econômica com mato Grosso do Sul. “Esperamos poder avançar ainda mais com essa aproximação, sempre destacando que o Paraguai está de portas abertas para receber novos empreendimentos, mas sempre vamos defender parcerias que possam ser boas para ambos. Com relação às propostas feitas pelo presidente Sérgio Longen, vamos levá-las para uma análise mais detalhada da nossa equipe técnica, porém, já podemos adiantar que todas contam com a nossa simpatia”, garantiu.

 

Ainda durante o encontro o presidente da Fiems, Sérgio Longen entregou um ofício às lideranças paraguaias propondo um regime especial de circulação para os veículos registrados em MS. Duas comissões também forma foram criadas para agilizar as ações de integração, a Comissão de Transporte, de Relações Internacionais, de Intercâmbio Técnico e Cientifico e de Intercâmbio Comercial, Industrial e de Turismo.

 

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS