Voltar para notícias · 15 agosto, 2015

Paulo Corrêa entrega Comenda do Mérito em comemoração aos 45 anos do curso de engenharia da UFMS

Durante sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (14/08) em comemoração aos 45 anos de implantação do curso de Engenharia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Paulo Corrêa, que é engenheiro civil, homenageou com a Comenda do Mérito o ex-governador Pedro Pedrossian, que implementou a universidade e autorizou a criação do curso e os engenheiros civis formados pela UFMS e professores desta universidade, Sérgio de Almeida Bomfim e José Francisco de Lima.

A solenidade aconteceu no Plenário Julio Maia, na Assembleia Legislativa e reuniu diversos profissionais da área de engenharia, além de familiares e amigos dos homenageados.  

De acordo com Paulo Corrêa, a entrega da comenda foi uma forma de lembrar o crescimento do curso no Estado e valorizar os profissionais da área que contribuíram com a construção de Mato Grosso do Sul. 

“É um orgulho muito grande pra mim, filho de um mestre de obras, estar hoje comemorando os 45 anos do curso de engenharia. Sempre tive muito orgulho de um engenheiro chamado Pedro Pedrossian, que foi nosso governador e criador da Universidade Federal de Mato Grosso, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Universidade Estadual. É um homem que plantou sabedoria. Já o José Francisco é um ícone, que foi professor da universidade esse tempo todo, assim como o Sérgio BomFim, que dentro do governo Pedro Pedrossian foi uma pessoa que nos ajudou muito como secretário de administração. Fiquei muito feliz em homenagear essas três pessoas, que representam toda a classe”, disse Paulo Corrêa.

Um dos homenageados, o ex-governador Pedro Pedrossian, que foi representado no evento pelo neto Pedro Pedrossian Neto, foi lembrado com muito carinhos por todos que participaram da solenidade. Ao falar em nome do avô, Neto afirmou que o maior legado deixado pelo ex-governador foi o exemplo de trabalho pelo desenvolvimento do Estado. 

“É uma honra poder representar meu avô nesse evento importante em que se celebra a implantação do curso de engenharia. Meu avô teve um papel importante no nosso estado. Antes de ser político, antes de ser governador, ele era, sobretudo um engenheiro, que direcionou algumas obras de peso no nosso Estado. Mas, em minha opinião, a maior obra feita por ele foi o resgate do Mato Grosso e posteriormente de Mato Grosso do Sul, para depois colocar este estado em um processo de desenvolvimento econômico. Mato Grosso do Sul precisava de grandes obras, de alguém que pudesse levar adiante todos os sonhos de desenvolvimento. Essa foi a importância do engenheiro Pedro Pedrossian”, afirmou. 

 

Criado no ano de 1970, o curso de engenharia da UFMS já formou 1425 engenheiros. Para homenagear estes profissionais, a universidade também vai descerrar uma placa com o nome de todos. Para o ex-aluno, professor e um dos organizados das comemorações dos 45 anos de existência do curso, José Francisco de Lima, a homenagem é uma forma de eternizar e fazer o registro histórico da evolução da engenharia no Estado. 

 “Eu sou da segunda turma de engenharia da UFMS. Me formei e logo me tornei professor. Fiz questão de promover essa comemoração dos 45 anos do curso de engenharia para ter o registro histórico e mostrar a importância desses 1425 alunos que já se formaram. Tive a grata satisfação de ter a colaboração do engenheiro e deputado Paulo Corrêa e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul”, disse ao agradecer a homenagem. 

Já o engenheiro Sérgio de Almeida BomFim, que também ajudou na implantação da faculdade, explicou que a implantação do curso de engenharia em Mato Grosso do Sul só foi possível graças ao trabalho de Pedro Pedrossian. “Naquela época engenheiro era um profissional muito desejado e isso casou-se com uma vontade do Pedro Pedrossian, que tinha esse sonho e fez acontecer esse sonho de criar a faculdade de engenharia, proporcionando hoje e existência de mais de 1400 engenheiros formados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, destacou. 

Participaram também da sessão solene o Diretor do Curso de Engenharia da UFMS, João  Onofre Pereira Pinto, o Vice-reitor da UFMS João Ricardo Filgueiras Tognini, entre outras personalidades. 

 

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS