Voltar para notícias · 23 março, 2016

Paulo Corrêa cobra distribuição correta de energia comprada no Mercado Livre e diz que vai fiscalizar

Após receber reclamações do setor industrial e comercial de Mato Grosso do Sul sobre a distribuição incorreta de energia elétrica no Estado, o deputado estadual Paulo Corrêa afirmou hoje (23/03) que a Assembleia vai fiscalizar as ações da Energisa e cobrar da empresa um relatório mensal dos serviços prestados. 

De acordo com ele, a reclamação é que a concessionária não estaria respeitando a compra de energia no Marcado Livre, que é um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica em que os participantes podem negociar livremente todas as condições comerciais, como fornecedor, preço, quantidade contratada, período de suprimento e condições de pagamento, entre outras condições.

“Se a empresa compra no Mercado Livre significa que está se adiantando em cima de um contrato de demanda. O que está acontecendo é que as empresas não estão recebendo essa energia por uma questão de frequência e fornecimento”, disse Paulo Corrêa.

O parlamentar é presidente da Comissão de Turismo, Indústrias e Comércio da Assembleia Legislativa e presidiu as duas CPIs instaladas na Casa de Leis para investigar a atuação da Enersul e da Energisa no Estado. Ele ressaltou que a Energia comprada no Mercado Livre é mais barata, porém não está sendo distribuída como deveria. 

 “É como se fosse uma energia pré-paga, em que pode-se comprar uma quantidade de energia e essa cota tem que ser respeitada e fornecida. Recebi várias reclamações de que isso não está acontecendo. Não está sendo respeitada a proporcionalidade da compra do Mercado Livre de energia, que tem um preço muito inferior ao valor de mercado, chegando a ser 50% mais barato. Essa reclamação é da Federação do Comércio, da Associação Comercial, da Famasul e da Federação das Indústrias”, explicou, 

Ainda segundo ele, as empresas compram a energia no Mercado Livre, mas no momento da distribuição a Energisa não estaria cumprindo a freqüência e o preço acordado no momento do contrato. “Isso impacta no produtos que são produzidos e comercializados em Mato Grosso do Sul . A Energisa tem que entregar um relatório mensalmente nesta Casa com informações sobre duração e frequência de fornecimento de energia elétrica, não só na indústria, não só no comércio, mas nos escritórios, salas comerciais de residências”, afirmou.  

Corte no fornecimento

Paulo Corrêa alertou ainda sobre as falhas no fornecimento de Energia que estariam acontecendo no Estado em horários noturnos e a falta de fiscalização por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

“Esta acontecendo no nosso estado de madrugada, em horários que as pessoas não percebem e eu não estou vendo uma fiscalização por parte da Aneel. Nós vamos fiscalizar isso”, garantiu o parlamentar. 

 

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS