Voltar para notícias · 31 outubro, 2007

Palestrantes abordam estudos da biodiversidade e Protocolo de Kyoto

No segundo dia (31/10) do III Seminário Internacional de Direito, Águas, Energia e Aquecimento Global e o IV Seminário das Águas de Mato Grosso do Sul, realizado na Assembléia Legislativa, as palestras foram distribuídas em três painéis. Um deles abordou as energias renováveis.

De acordo o superintendente de ciência e tecnologia da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, professor José Sabino, que falou sobre “Alternativas de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade”, os estudos e conhecimento da riqueza e diversidade do mundo natural podem contribuir significativamente para a produçãode alimentos, medicamentos, cosméticos e biocombustíveis. "15% da biodiversidade do planeta se encontram no Brasil. Temos um grande potencial, porém faltam políticas e investimentos tanto para a pesquisa básica como para o desenvolvimento de produtos", explicou.

O professor ressaltou ainda a importância da divulgação científica para a sociedade. Sabino afirmou que o cidadão se interessa pela ciência e tecnologia, mas que há pouca difusão dos resultados de pesquisa científica. "O acesso à informação é uma condição imprescindível para o exercício pleno da cidadania", afirmou.

Os demais painéis realizados na tarde de hoje abordaram os temas "Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono" e "Tutelas preventivas e processuais do Meio Ambiente". O protocolo de Kyoto, que define metas para os países reduzirem a emissão de gases, foi destacado pelo palestrante, professor e especialista em Direito Ambiental, Tércio Albuquerque. Segundo ele, as mudanças climáticas dependem fundamentalmente da decisão política de governos.

Amanhã (01/11), no último dia do Seminário, novos painéis serão apresentados. Entre os temas está “Unidade de Conservação” que abordará “Poder de Polícia das Áreas de Preservação Permanente e na Reserva Legal”, pelo palestrante Guilherme Purvin de Figueiredo, Procurador do Estado de São Paulo e “Área de Preservação Permanente Indígenas”, pela procuradora do Distrito Federal, Mestre e Doutora em Gestão Ambiental em Direito pela Faculdade da UNB, Márcia Dieguez Leuzinger.

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS