Voltar para notícias · 21 outubro, 2010

Mutuários do Previsul recebem termo de liberação de hipotecas

O fim do problema de cobrança indevida das prestações das casas dos mutuários do Instituto de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (extinto Previsul) pelo Banco Pactual já é realidade para 150 moradores. Após várias discussões sobre o assunto, audiência pública e reuniões, propostas pelo deputado Paulo Corrêa, que acompanha o caso desde 2001, o governador do Estado, André Puccinelli, realizou ontem (20) a entrega dos primeiros termos de quitação e liberação hipotecária dos imóveis.


Em 2005, 1.163 contratos, incluindo as 443 casas do Conjunto Arnaldo Estevão de Figueiredo, em Campo Grande, foram colocadas em leilão e arrematadas pela instituição bancária de São Paulo. No entanto, os mutuários do antigo Previsul começaram a receber boletos da cobrança de prestações de suas casas, o que era proibido por lei.


Frente ao problema o deputado Paulo Corrêa realizou, em 2007, audiência pública, que contou com a presença da Secretaria de Administração, Secretaria de Gestão, Ministério Público, Defensoria Pública, representante do banco UBS Pactual, empresa de cobrança Eloneth, além de moradores. Na ocasião a Defensoria Pública encaminhou o processo para a ação cível.


No total, 1.163 contratos em todo o Estado deveriam ser quitados a custo zero pela vencedora do pregão. Ontem o governo do Estado realizou a primeira etapa de um total de 417 liberações de hipoteca autorizadas pelo banco credor da carteira imobiliária. Na ocasião o deputado Paulo Corrêa, que estava cumprindo agenda fora do Estado, foi representando pelo chefe de gabinete Rodrigo Otávio Machado, que também realizou entrega de escrituras para moradores.


Segundo Puccinelli, para conseguir a liberações de hipotecas, foi preciso percorrer um longo caminho. “Hoje é uma tarde-noite alegre e estamos contentes em entregar estes documentos após longo caminho, de reuniões, audiências públicas. Não adianta olhar para trás, mas pra frente com outros mutuários que serão atendidos. Vamos fazer tudo dentro da lei conversando com a Caixa Econômica Federal para que se tenha a quitação dos imóveis até o Natal deste ano”, assegurou.

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS