Voltar para notícias · 20 outubro, 2017

Grupo vai trazer para MS primeira montadora de carros elétricos do Brasil e inovação em fontes de energia renovável

Com auxílio do deputado Paulo Corrêa, empresários do Grupo Inova Brasil estão há alguns meses cumprindo diversas agendas em Mato Grosso do Sul para concretizar a instalação na capital Campo Grande da primeira montadora de veículos elétricos do país.

De acordo com os empresários, o objetivo é montar um pólo tecnológico que incluirá a montadora de carros, além de trazer inovação tecnológica em fontes de energia renováveis.

Esta semana os representantes da Brave (Brasil Veículos Elétricos) e Imefy, empresa Espanhola fabricante  de equipamentos elétricos e equipamentos para usinas fotovoltaicas, estiveram em Campo Grande e se reuniram, pela segunda vez, com o prefeito Marquinhos Trad e com o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Nas reuniões foram discutidos os detalhes para a instalação da montadora de carros elétricos em Campo Grande, além das demais possibilidades de atuação do Grupo no apoio aos projetos de fotovoltaicos e de redes de distribuição subterrâneas, através do Grupo Inova Brasil e seus parceiros internacionais, como é o caso da Imefy.

“Estamos unindo forças para trazer esse projeto para Mato Grosso do Sul. Nos reunimos, na quarta-feira, com o prefeito Marquinhos Trad e com os empresários, que vieram mostrar novidades do projeto e dar continuidade ao processo, que é parte burocrática necessário para a instalação da montadora. Após isso, acredito que em poucos meses a fábrica estará operando”, disse Paulo Corrêa, que é presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia.

A instalação da montadora de veículos elétricos, com projeto 100% nacional, deve movimentar toda a cadeia produtiva, gerando diversos empregos e trazendo tecnologia de ponta para a Capital Sul-Mato-Grossense.

Participaram das reuniões o empresário da BRAVE engenheiro de produtos Neriberto Herradon. De acordo com Neriberto, a força política, empresarial e industrial, na cidade e no estado. tem se mostrado arrojada em projetos de inovação tecnológicas, energias renováveis e de sustentabilidade.

“Demonstrando grande esforço em desenvolver novos polos industriais, o Grupo Inova Brasil encontrou as condições ideais em Mato Grosso do Sul. Outro ponto seria a iniciativa e apoio a geração fotovoltaica em Mato Grosso do Sul e a boa articulação entre o poder público, indústria e Federação das indústrias”, explicou ele.

Já o pesquisador da USP, Dr. Humberto Silva, que é consultor do Grupo e dos parceiros internacionais, contou que já existe um planta piloto da montadora BRAVE validada em São Paulo e outros projetos de Inovação Tecnológica em Redes de Distribuição Subterrâneo e Fotovoltaico.

“As cadeias produtivas de Inovação Tecnológica, como as que estão sendo propostas para Mato Grosso do Sul, não só atenderão ao Estado, como poderão também ser exportadas para o restante do país e até para o Mercosul. O mais importante é que os atores estejam atuando em conjunto, e a gente encontrou isso aqui de forma diferenciada. As forças políticas, empresariais, as companhias elétricas estão com uma ação integrada. Com isso, o Estado de MS se posicionará na vanguarda dentro do cenário nacional como protagonista de ações de grande porte em inovação tecnológica, mobilidade elétrica integrada com outras frentes tecnológicas (geração distribuída fotovoltaica e demais fontes renováveis)”. frisou.

O prefeito Marquinhos Trad salientou que o município tem todo o interesse em receber o Grupo com a montadora de veículos elétricos e demais frentes de inovação tecnológica e desenvolver a indústria local. Contudo, é preciso passar pelos trâmites legais.

“Para concretizar a implantação, o pedido de instalação da montadora deve passar pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codecon) e posteriormente pela Câmara Municipal para avaliar o projeto”, explicou.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Jaime Verruck, reafirmou seu apoio a iniciativa.

Os empresários do Grupo Inova Brasil também destacaram a importância da Rota Bioceânica para os empreendimentos, já que o porto seco criado em Campo Grande facilitará as importações de equipamentos da Espanha, uma vez que a concretização da rota Bioceânica vai abrir caminho para o Oceano Pacífico.

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS