Voltar para notícias · 01 agosto, 2007

Enersul sofre nova derrota no TJ e CPI é mantida

Nova decisão dada esta tarde pelo pleno do TJ (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul mantém a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) em andamento na Assembléia Legislativa para investigar a formação de tarifas pela Enersul (Empresa Energética de MS), que abastece a maior parte do Estado. O TJ negou um recurso impetrado pela empresa, chamado agravo regimental.

A Enersul já tinha tido uma derrota na corte no dia 18 de junho, quando foi negada liminar num pedido de mandado de segurança, pela desembargadora Tânia Garcia. O mérito desse processo, ou seja, a decisão final pelo pleno, que reúne todos os 21 desembargadores, ainda não foi dada.

São dois os argumentos principais da empresa para tentar barrar a CPI, repetindo o que já foi conseguido no ano passado, quando uma outra Comissão Parlamentar de Investigação foi engavetada depois de uma decisão judicial contrária à Assembléia.

A primeira alegação da Enersul é de que o Legislativo estadual não tem competência para investigar concessionárias de serviços que são licenciados pelo governo federal. Essa foi a razão principal para a CPI anterior ter sido barrada. A leitura, aceita pela justiça, é que não caberia uma investigação em nível estadual da mesma forma que os deputados não poderia definir punições à emporesa, cuja concessão é regulada por regras federais.

Os advogados da Enersul apontam ainda que a CPI não tem um fato determinante, sem o qual não teria razão de existir. A avaliação da empresa é que o motivo para constituição da CPI – a suspeita de aumento irregular das tarifas – foi derrubado após a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) fazer uma fiscalização extra-ordinária, considerando 14 mil contas, e não encontrar indícios de irregularidades.

Enquanto a empresa tenta barrar a CPI judicialmente, os trabalhos prosseguem. Na semana passada, a diretoria da empresa se comprometeu a fazer um estudo sobre como poderia ser reduzida a tarifa, a pedido da Comissão.

Fonte: Campo Grande News

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS