Voltar para notícias · 08 maio, 2014

Em reunião com líderes paraguaios Paulo Corrêa afirma que integração começou a se concretizar

Em reunião com líderes paraguaios Paulo Corrêa afirma que integração começou a se concretizar

Desde o ano passado as autoridades de Mato Grosso do Sul estão empenhadas em desenvolver ações para promover a integração entre o Estado e o Paraguai. Hoje (08/05), uma comitiva paraguaia veio a Mato Grosso do Sul para assinar um memorando oficializando o compromisso e para participar de discussões sobre as iniciativas para o desenvolvimento das duas localidades.  As reuniões acontecem no Buffet Yotedy, em Campo Grande.

 

Logo na chegada, os paraguaios foram recebidos no aeroporto Internacional de Campo Grande pelo governador do Estado, André Puccinelli, pelo presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, pelo deputado Paulo Corrêa e outras autoridades.

 

Os membros da comitiva, o vice-presidente do Paraguai, Juan Afara, o ministro de Obras Públicas e Comunicação Ramon Jimenez Gaona e o ministro da Indústria e Comércio, Gustavo Leite, fazem parte da comissão composta por representantes do governo paraguaio, do governo de Mato Grosso do Sul e do Sistema Fiems e responsável pelas ações de integração.

 

Durante o encontro com os líderes paraguaios, o deputado Paulo Corrêa, que é presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia afirmou que Mato Grosso do Sul e Paraguai estão no caminho certo para concretizar a união.

 

“É uma felicidade para nós poder fazer essa integração com o Paraguai. Há 25 anos, em uma reunião com o prefeito Heitor Miranda, sonhávamos em fazer o projeto da ligação bioceânico e hoje esse sonho começa a ser realizado. É uma luta antiga. Hoje começamos a fazer a integração que tanto sonhamos. Temos que esquecer momentaneamente o MERCOSUL e partir efetivamente para ações concretas, o Paraguai e o Mato Grosso do Sul”, disse.

 

Ao receber a comitiva o Governador André Puccinelli deu as boas vindas aos visitantes e destacou que a integração entre Brasil e Paraguai é também é um desejo antigo do governo atual e dos governos anteriores, afirmando que a cultura e o principal laço que une Mato Grosso do Sul ao Paraguai.

 

 “A continuidade geográfica não é o laço que nos unem, mas as tradições culturais de vários setores, que integraram a cultura do Mato Grosso do Sul, proveniente dos irmãos paraguaios. E agora, o Paraguai que tem um PIB superior ao nosso país e Mato Grosso do Sul que tem um PIB superior ao da média brasileira, igualando-se aos percentuais de crescimento da China, querem estreitar ainda mais os laços para que a infraestrutura e logística possam ser uma das modalidades ao integrarmos, fazendo com que nossos países cresçam mais econômicamente, financeiramente, culturalmente, integrando tradições, integrando trabalho”, declarou.

 

O vice-presidente do Paraguai, Juan Afara, também agradeceu a receptividade dos sul-mato-grossenses e reafirmou que o a vontade do governo paraguaio é contribuir de todas as formas para integrar os dois povos.

 

“Temos que trabalhar pela integração do nosso povo, da nossa gente. A intenção do governo paraguaio é buscar uma melhor condição para todos através da integração, para que tanto paraguaio quando brasileiro sintam-se mais juntos. O governador paraguaio sonha que o jovem paraguaio entre em universidades de Mato Grosso do Sul e que estudantes de Mato Grosso do Sul entre em universidades do nosso país. No mundo globalizado ganha na guerra quem é o melhor no desenvolvimento e na educação. Sei que todos esses planos irão se concretizar, o frigorífico de Porto Murtinho, a ponte sobre o Rio Paraguai e o trabalho conjunto para o Corredor do Pacífico. Juntos somos fortes, juntos somos capazes. Nosso trabalho como políticos é em favor de todos os cidadão para melhoria para todos. Estarei contribuindo com vocês”, declarou.

 

Durante o encontro o governador do André Puccinelli anunciou a construção de duas pontes sobre o Rio Apa, na região de Porto Murtinho e Caracol, onde serão investidos mais de R$ 12 milhões.

 

Outros temas discutidos foram abertura de novos corredores de exportação e a consolidação da implantação do corredor bioceânico, que vai interligar a costa brasileira aos portos do Chile, encurtando em oito mil quilômetros a distância aos países asiáticos.

Outra iniciativa importante para Mato Grosso do Sul e Paraguai é a cooperação que vai possibilitar a disponibilidade de vagas nas universidades públicas do Estado para os estudante e professores paraguaios em cursos de graduação e pós-graduação.

 

Participaram também da solenidade em Campo Grande o Governador do Departamento de Concepción, Luiz Adolfo Urbieta; o prefeito de San Carlos D’Lapa, Luiz Schup; o cônsul do Paraguai Angel Adrianin Gill; o diretor Geral do Comércio Exterior do Ministério de Relações Exteriores, Dom Didier Olmedo; vice-ministro dos transportes, Dom Valter Causarano; vice-ministro dos transportes, Dom Agustin Encina; vice-ministra da Indústria e Comércio Lorena Mendez e os prefeitos de Ponta Porã, Ludimar Novais, Porto Murtinho Heitor Miranda, secretários de estado de MS, representantes de entidades, públicas e privadas. 

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS