Voltar para notícias · 18 agosto, 2015

Eliminação de concurso público pode se tornar punição para quem cometer crime de trânsito em MS

Quem pretende prestar concursos públicos em Mato Grosso do Sul deverá dirigir com mais atenção e respeitar as leis de trânsito a partir de agora. Isso porque, Projeto de Lei de autoria do deputado Paulo Corrêa prevê a eliminação de concursos públicos em âmbito estadual de qualquer pessoa que tenha sido condenada por crime de trânsito.

A proposta foi apresentada hoje (18/08), durante sessão da Assembleia e agora segue para discussão e votação na casa de leis e posteriormente para sanção do governador Reinaldo Azambuja. 

De acordo com o autor do projeto, a ideia é conscientizar a população sobre a necessidade da educação no trânsito e tornar a punição mais severa para quem insistir em dirigir alcoolizado ou disputar rachas, por exemplo. 

“Nós estamos participando ativamente de movimentos a favor de um trânsito mais seguro e mais humano e o que vemos é que cerca de 60% dos acidentes com vítimas são cometidos por pessoas dirigindo alcoolizadas ou em alta velocidade. Além disso, a maioria dos envolvidos é jovem, na faixa etária de 25 a 35 anos. Essa é uma idade que as pessoas estão terminando a formação universitária e muitas, almejam ingressar na vida pública por meio de concurso. Se esse projeto for aprovado vai contribuir com a redução de acidentes, porque as pessoas vão pensar duas vezes antes de infringir as leis de trânsito, tornando-se cidadãos mais responsáveis”, explicou Paulo Corrêa. 

O projeto prevê em seu artigo 1º que no território de Mato Grosso do Sul, todo edital de concurso público para preenchimento de vagas no serviço público, deverá prever a impossibilidade de ser empossado o candidato que tenha sido condenado por crimes de trânsito com sentença transitada em julgado decorrente de fato ocorrido antes ou durante o concurso. 

Já o artigo 2º estabelece que para aferição do perfeito cumprimento e regularidade deste requisito, os candidatos deverão apresentar, após a aprovação, a competente certidão negativa de ações penais, no âmbito da Justiça Estadual e Federal, do seu domicílio. 

Ao defender o projeto, Paulo Corrêa explicou também que todas essas informações deverão ser informadas aos candidatos antes das provas. “Isso vai constar no edital do processo seletivo e em uma segunda etapa do concurso os candidatos deverão obrigatoriamente ter que apresentar uma certidão negativa de ações penais. Com esse projeto estamos explicitando que o crime de trânsito vai impedir qualquer pessoa de tomar posse em concurso no território de Mato Grosso do Sul”, finalizou. 

O Projeto foi protocolado hoje e a tramitação demora cerca de dois meses, já que será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pela Comissão de Serviços Públicos, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração, além de ser votado em plenário. 

 

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS