Voltar para notícias · 18 abril, 2016

CPI do CIMI ouve ex-coordenador do Dsei/MS e convoca novos depoentes

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga denúncias sobre incitação de violência e invasões em fazendas de Mato Grosso do Sul por parte do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), ouviu na reunião de hoje (18/04) o ex-coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/MS), Hilário da Silva. 

Há pouco menos de dois anos à frente do órgão, Hilário foi exonerado há duas semanas e o cargo assumido pelo também indígena, Lindomar Ferreira, que foi convocado para depor hoje na CPI nas não compareceu justificando ausência devido compromissos pela semana do Índio. 

De acordo com denúncias recebidas pela Comissão, Lindomar também atua junto ao CIMI e tem ligação com o Partido do Trabalhadores (PT). Segundo Hilário, sua exoneração teve motivação política, já que ocorreu com influência dos deputados federais Vander Loubet e Zeca do PT, que indicaram o nome de Lindomar. “Minha exoneração é um troféu para ele”, disse Hilário se referindo a Zeca do PT. 

Diferente de Lindomar, Hilário da Silva disse que foi escolhido para administrar o Dsei pelo bom desempenho técnico de seu trabalho em outras instituições. 

Sobre o CIMI, depoente também afirmou que nunca viu o Conselho desenvolver qualquer ações social ou projetos nas aldeias, mas destacou que o Conselho participa de todas as invasões. “Não sei se eles incitam, mas eles estão em todas as retomadas”, disse. 

Hilário também contou que o CIMI nunca o procurou para desenvolver projetos voltados para a melhoria da saúde nas comunidades indígenas do Estado, destacando que foi muito criticado pelo CIMI enquanto esteve à frente do Dsei. “Eu sei que o novo coordenador também vai enfrentar esses desafios e eu quero ver se ele vai sofrer críticas como eu sofri. Eu torço para que seja uma boa administração, porque minha mãe e meus filhos também dependem deles. O Dsei de Mato Grosso do durante minha coordenação ficou entre os três melhores do país”, pontuou. 

Na reunião de hoje os membros da CPI do CIMI também aprovaram mais cinco nomes que serão convocados para as próximas oitivas: Cacique Ramiro, Luiz Lemes, Enedino da Silva, Mauro Paes e Vanderlei Dias Cardoso.

A próxima reunião da Comissão está marcada para quarta-feira (20/04), às 14 horas, no Plenário Júlio Maia, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. 

 

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS