Voltar para notícias · 31 outubro, 2006
A instalação da comarca de Sonora aconteceu hoje (31), às 15h. Provisoriamente, o fórum ficará em um prédio cedido pela prefeitura e adaptado pelo Tribunal de Justiça, mas a obra definitiva já está em estado adiantado. A pedra fundamental foi lançada no dia 2 de junho de 2006.
O novo fórum será construído em uma área total de 882,9 m², próxima à prefeitura municipal. A construção do prédio foi possível em conseqüência de convênio entre o Judiciário, a prefeitura e o Ministério Público. A obra custará R$ 1.206.312,47 e no novo fórum haverá um arquivo de 72m², um tribunal do júri para 60 pessoas, gabinete do juiz , sala de audiências cartório, uma sala para promotores e outra para defensores, mais uma sala de audiências, sala de conciliação e um cartório para o Juizado Especial Adjunto (JEA).
Em dezembro de 2005, com publicação da lei nº 3.149, foi criada a comarca de Sonora e os seguintes cargos: um de juiz de direito, um de diretor de cartório, seis de escrevente judicial , dois de oficial de justiça e avaliador e dois de agente de serviços gerais. O município de Sonora foi desmembrado de Pedro Gomes.
O deputado estadual reeleito Paulo Corrêa (PR) participou da instalação da comarca representando a Assembléia Legislativa. Segundo ele, um dos motivos que levou o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul a instalar a comarca de Sonora foi o elevado aumento da população do município nos últimos anos, estimada em 15 mil habitantes – o dobro da população residente na comarca de Pedro Gomes.
Sonora possui hoje uma das maiores indústrias de álcool e açúcar do Estado, e no período de safra, só nessa empresa, há mais de três mil pessoas trabalhando.
Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções
Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS