Voltar para notícias · 25 março, 2009
Uma comitiva de deputados estaduais e parlamentares federais tenta amanhã na Aneel ( Agência Nacional de Energia Elétrica) barrar o reajuste na tarifa de energia elétrica distribuída aos 710 mil consumidores de Mato Grosso do Sul.
Durante pronunciamento na tribuna na sessão desta quarta-feira, 25 de março, o deputado estadual Paulo Corrêa (PR) falou sobre matéria publicada em jornal, na qual diz que foi o deputado Marquinhos Trad (PMDB) quem convocou a reunião. “A CPI não é fruto de um ou de outro, é fruto do trabalho de 24 deputados, do presidente da Casa Jerson Domingo, a matéria torna o assunto pessoal e não é, é uma batalha da Casa”, declarou o deputado e disse ainda “fui eu quem ficou 30 minutos aqui nesta tribuna convidando os colegas deputados, fui eu enquanto ex-presidente da CPI, que marquei a reunião”.
Também hoje, a Aneel divulgou voto do relator do processo de revisão tarifária da Enersul, Romeu Rufino, que estabeleceu o índice definitivo da revisão tarifária feita no ano passado. Ao invés de – 5,69% proposto inicialmente, a tarifa deve ser revista em – 7,76%. O que fez com que o deputado Marquinhos Trad considera-se tardia a reunião. Já o deputado Paulo Corrêa rebateu dizendo que o anúncio oficial só será divulgado dia 7 e que o voto do Rufino é um, e a decisão é tomada por um colegiado.
A tarifa definitiva a ser cobrada dos consumidores será decidida no dia 7 de abril e entra em vigor no dia seguinte. A alteração na revisão tarifária não é garantia de que a conta do consumidor vai diminuir. Pode até aumentar dependendo do reajuste que a Aneel aplicar à tarifa.
A concessionária tem direitoà correçãotarifária que atualiza o índice baseado na inflação e custos para distribuição de energia. Já se sabe que a Enersul pediu reajuste tarifário neste ano, alegando, por exemplo, variação do dólar.
No ano passado, após trabalho da CPI da Enersul, a Aneel descobriu a cobrança indevida de R$ 191 milhões pela Enersul. O crédito está sendo devolvido nas tarifas de energia. Em razão disso no ano passado, a tarifa de energia teve redução de 7,2%.
Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções
Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS