Voltar para notícias · 01 julho, 2015

Assembleia ouve Assocarnes e convoca Audiência Pública para esclarecer denúncia

Durante a reunião realizada nesta tarde na Assembleia Legislativa de MS, os deputados Paulo Corrêa e Márcio Fernandes, que integram respectivamente as comissões de Turismo, Indústria Comércio e Agricultura e Pecuária, receberam oficialmente da Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidoras de Carnes do Estado de Mato Grosso do Sul (Assocarnes-MS) denúncia sobre o arrendamento e fechamento de pequenos frigoríficos do Estado por empresas maiores, além da demissão em massa de milhares de funcionários do setor. 

Ainda segundo a denúncia, a ação estaria sendo feita pelos grandes frigoríficos que hoje dominam o mercado da carne no Brasil, caminhando para a formação de um monopólio. Frente à reclamação, Paulo Corrêa propôs a realização de uma audiência pública para esclarecer as informações e ouvir as empresas e entidades envolvidas. A discussão foi marcada para dia 10/07 (sexta-feira), a partir das 8h, no Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. 

Paulo Corrêa, Marcio Fernandes e o presidente da Assocarnes, João Alberto Dias, devem se reunir também com o Secretário de Estado de Fazenda, Márcio Monteiro, para falar sobre a questão da arrecadação dos impostos. 

Segundo dados da Assocarnes, 15 frigoríficos já fecharam as portas até o momento e mais de 6 mil trabalhadores foram demitidos. 

 “Estão colocando cidadãos, pais de família no “olho da rua” e temos que avaliar isso. A pecuária de corte sempre foi um sustentáculo da economia do nosso Estado. Temos que valorizar isso e também os pequenos empresários. A concentração industrial é extremamente danosa para Mato Grosso do Sul. Por isso queremos que a Assembleia, por meio de audiência ou CPI, investigue, apure esses fatos. É danoso para a economia e para o fisco”, explicou o João Alberto, destacando que o fechamento das plantas gera desemprego e queda na arrecadação. 

Ao final da reunião Paulo Corrêa disse que as comissões devem avaliar a documentação entregue pela Associação e definir as ações para tentar resolver o impasse. “Vamos avaliar tudo isso nas nossas comissões e estudar juridicamente quais os mecanismos que temos para apurar e tentar solucionar esse problema. Para a audiência vamos convocar a Polícia Federal, Ministério Público, Ministério do Trabalho, Secretaria de Fazenda e todos os órgãos que possam contribuir com o esclarecimento do assunto”, garantiu. 

Já o deputado Márcio Fernandes afirmou que medidas devem ser tomadas o mais rápido possível. “Discutimos as denúncias sobre o fechamento de pequenos frigoríficos e o desemprego gerado com o as demissões. Vamos analisar o que dá pra ser feito o mais rápido possível, já que hoje fechou mais um frigorífico no interior do Estado. São milhares de empregos e nós temos que tomar providências”, disse. 

Também devem ser convidados para a audiência representantes das empresas Marfrig, JBS e Minerva. O grupo JBS que controla o mercado frigorífico no Brasil e recentemente se tornou a maior empresa capital privado do país, com receita líquida anual de R$ 120 bilhões, sendo um dos apontados pela Assocarnes como responsável pelo fechamento das plantas em Mato Grosso do Sul. 

 

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS