Voltar para notícias · 12 agosto, 2014

Argentina impõe restrições para navegação na Hidrovia Paraguai-Paraná e Paulo Corrêa cobra providências ao Itamarati

Após receber reclamação de empresários da região de Corumbá, o deputado estadual Paulo Corrêa cobrou providências durante a sessão de hoje da Assembleia para acabar com as restrições impostas pela Argentina para a navegação de comboios de cargas brasileiras pela Hidrovia Paraguai-Paraná. De acordo com o documento encaminha ao parlamentar, desde meados de 20013 as autoridades argentinas vêm tomando medidas restritivas à navegação na Hidrovia Paraguai-Paraná, o que está causando prejuízos aos países que a utilizam. 

Frente à reclamação, Paulo Corrêa, que é presidente da Comissão de Turismo Indústria e Comércio da Assembleia, afirmou que vai enviar moção de apoio aos empresários e cobrar uma posição do Itamarati. “Os comboios de barcaças estão sendo parados, desfeitos e isso está gerando um atraso de sete dias na chegada ao destino, além de prejuízos financeiros. Está muito tímida a posição do Itamarati. Isso é estranho porque estamos na cheia e não há problemas para navegar. Além disso, há muitas outras restrições que não estão listadas no tratado da Hidrovia Paraguai-Paraná. Nós já temos um monte de problema na Hidrovia e agora, que estamos na época das águas, período em que podemos retirar o minério, levar todos os produtos do agronegócio pela hidrovia, criam essas barreiras”, explicou Paulo Corrêa. 

Ainda de acordo com o documento recebido por Paulo Corrêa, outras medidas restritivas são: redução das dimensões dos comboios, apresentação antecipada de toda a documentação de bordo, obrigatoriedade da presença de um oficial da prefeitura Nacional Argentina, inspeção técnica dos comboios, fechamento do amarradouro de barcaças de La Paloma, restrição ao fornecimento de bunker ais rebocadores e exigência de zero lixo a bordo. 

Ao final do pronunciamento Paulo Corrêa anunciou que vai encaminhar a solicitação dos empresários brasileiros ao Itamarati e à presidente Dilma Rouseff

 

Deputado Estadual Paulo Corrêa

Copyright 2021 © Paulo Corrêa - Deputado Estadual | Todos os direitos reservados

Localização

Palácio Guaicurus | Av. Desembargados José Nunes da Cunha,
Parque dos Poderes - Bloco 9 - Jd. Veraneio.
CEP:79031-901 - Campo Grande – MS