Parceria garante construção de abatedouro municipal em Caracol e trabalhadores serão capacitados

07/02/2018

img_4607_1

Após pedido apresentado pelo deputado Paulo Corrêa e pelo prefeito de Caracol Manoel Viais, o governo do Estado assinou esta semana o convênio para a construção de um abatedouro municipal na cidade.

A unidade terá capacidade para abater cerca de 100 animais dia e deve ficar pronto em quatro meses. A obra será realizada com recursos do governo do Estado, emendas federais destinadas pelos deputados Vander Loubet e Zeca do PT e contrapartida da prefeitura.

Na última terça-feira (06) Paulo Corrêa e Manoel Viais estiveram na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) para agradecer o apoio do presidente Sérgio Longen e solicitar a capacitação dos trabalhadores que serão contratados pela unidade.

Paulo Corrêa, que é presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa, explicou que as ações realizadas em Caracol fazem parte de um planejamento que vem sendo construído em parceria com a Fiems para promover o desenvolvimento dos municípios do Estado.

“Para que o abatedouro possa se manter em operação, precisamos capacitar a mão de obra que vai trabalhar lá. Também planejamos levar o curso de costura industrial do Senai para o município e esse é um plano de governo do prefeito, que inclusive já esteve na Fiems várias vezes para pedir apoio nesse sentido. Um projeto do qual somos partícipes e queremos ajudar como pudermos para que Caracol tenha a melhor política de desenvolvimento social que uma cidade possa ter, que é a geração de emprego e renda, permitindo às pessoas ganharem seu próprio dinheiro”, disse.

O prefeito de Caracol, Manoel Viais, disse que a parceria com o Sistema Fiems é o cumprimento de uma promessa feita no início do seu mandato de atrair indústrias para o município. “Conseguimos finalmente mudar a vocação do nosso município de Caracol, que sempre foi essencialmente agrário. Hoje, temos matéria-prima farta e, ao mesmo tempo, um problema sério de abates clandestinos, porque o produtor local não tem onde abater seus animais”, afirmou, destacando ainda a importância do apoio do Secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).  

Ainda segundo ele, Sérgio Longen garantiu a instalação de uma sala de aula móvel do Senai em Caracol, tornando possível a capacitação de trabalhadores para atuarem no abatedouro. “Temos também a questão da Coordenadoria da Mulher, que criamos para atender a demanda por emprego, já que os maridos trabalham nas fazendas e não há opção de emprego para as esposas. Então, levando também o curso de corte e costura industrial do Senai, quem sabe uma indústria do segmento não chega a Caracol ou uma cooperativa pode ser organizada. Para um município como Caracol, de 7 mil habitantes, seria um salto muito grande no desenvolvimento e não teríamos mais desemprego”, pontuou.

Sérgio Longen anunciou que o Sistema Fiems vai dar todo o apoio necessário para a qualificação dos trabalhadores e para atender a necessidade do abatedouro municipal, bem como de outros segmentos da indústria no município. “Nessa condição, vamos, por meio do Senai, atender esse pleito. Além disso, também já vamos aproveitar e levar o curso de costura industrial, uma reivindicação antiga do prefeito Manoel Viais, que nos informou sobre a existência de 60 mulheres identificadas pela Prefeitura e que estão interessadas nessa capacitação”, declarou.

Ele completa ainda que o Senai vai deslocar a unidade móvel de panificação e confeitaria para atender esse segmento no município de Caracol e região. “O prefeito nos informou que as panificadoras das cidades do entorno ressentem da falta de mão de obra qualificada nessa área e, por isso, vamos incluir o município no roteiro dessa unidade móvel. São os primeiros passos na direção da construção de uma parceria da Fiems com o município de Caracol, integrante da faixa de fronteira com o Paraguai, que é uma região muito importante para nós do setor industrial”, pontuou.


Notícias Relacionadas


Educação

Campo Grande

12/07/2018

Status da Obra:


Aparelho de ar condicionado na Escola Estadual Padre José Scampini

O deputado Paulo Corrêa viabilizou junto ao Sesi a doação de 20 aparelhos de ar condicionado para serem instalados na Escola Estadual Padre José Scampini, localizada no bairro Coophavila II, em Campo Grande. 



Educação

Campo Grande

12/07/2018

Status da Obra:


Aparelho de ar condicionado na Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva

O depuputado Paulo Corrêa viabilizou junto ao Sesi a doação de 17 aparelho de ar condicionado para serem instalados nas salas de aulada Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa, na vila Margarida, em Campo Grande. 



Infraestrutura

Figueirão

07/07/2018

Status da Obra:


Manutenção da rodovia MS-436

Paulo Corrêa solicitou ao Governo do Estado a manutenção da MS-436 entre os Municípios de Alcinópolis e Figueirão.



Infraestrutura

Naviraí

21/06/2018

Status da Obra:


Ponte de Concreto sobre o Rio Tejuí

O deputado Paulo Corrêa solicitou ao governo do Estado, por meio de indicação apresentada na Assembleia, a construção de uma ponte em concreto sobre o Rio Tejuí, com extensão de 18 metros por 6,50 metros de largura e 5 metros de lâmina d'água, no município de Naviraí.

 



Infraestrutura

Naviraí

21/06/2018

Status da Obra:


Cedência do pátio e do barracão da oficina da 7ª RR

Paulo Corrêa solicitou ao governo do Estado, por meio de indicação apresentada na Assembleia, a cedência de parte do pátio e do barracão da oficina da 7ª RR - Agência Regional de Naviraí, com o objetivo de ser utilizado pela administração municipal, para estacionamento e manutenção da frota municipal referente ao transporte escolar.


Paulo Corrêa Nas redes sociais

Siga o Deputado nas redes sociais e acompanhe o ele está fazendo pelo desenvolvimento do nosso Mato Grosso do Sul